Como educador hoje me saltou uma inquietação quanto ao futuro do conhecimento. A internet parece ser o sumo da democratização do conhecimento, ma espero, sinceramente não ver a frase de Morpheus em Matrix sendo uma realidade: welcome to the desert of the real.
Hoje, as gerações nascem conectadas (super clichê) mas o que ninguém está falando é que o mundo não está conectado. Se você já passou por uma falta de energia sabe o que eu estou falando. Qual é o perigo? Caso essa geração seja desconectada não saberão procurar uma receita de miojo atrás da embalagem.
Me assusta saber que já há estado nos EE.UU. que proibiram o ensino da escrita cursiva, as crianças são alfabetizadas digitando. Bom! Elas terão problemas de coordenação motora fina e terão dificuldades em se comunicar com o arcaico mundo não conectado. Uma pena!
Duvido que essas mesmas crianças saibam abrir um livro ou folhear um jornal. O que acontecerá? Em caso de guerra, devastação, ou pegar o trem para Francisco Morato (o que é quase o mesmo), tais pessoas não saberão o que fazer. Desplugadas não são ninguém.
Como cada vez abrem-se possibilidades de controles dos conteúdos na internet (assim como há padronização da alimentação) corremos o risco de vemos uma Guerra do Ópio em escala mundial.
É muita conspiração para um dia só.

Ps.: Se vc não sabe o que foi a guerra do ópio, procura no Wikipédia (ironia)

Anúncios