Comecei um novo projeto, sem muitas pretensões, apenas pelo prazer de falar um pouco do que eu penso. Espero, de verdade, que em algum momento isso possa ser útil a alguém. 

A ideia é condensar um pouco do pensamento que tenho sobre a carta aos Efésios em vídeos curtos e que, de maneira geral, possam mostrar uma forma diferente de ler a carta. Não se trata de um comentário, série de sermões, devocionais… nada disso, é apenas uma leitura.

Me lembro ainda a primeira vez que peguei um livro de Martin Lloyd-Jones sobre o capítulo 5 de efésios, achei chato demais. Alguns anos depois, já tinha terminado o curso de teologia e ainda guardava essa má impressão do livro, quando precisava falar sobre Efésios 5:18 e na base do “não tem tu, vai tu mesmo” peguei aquele livro chato para ler. 

Após ler algumas páginas me deparei com uma dura realidade: o livro era maravilhoso. Na verdade, eu não estava preparado para ler naquela época. Desde então a essa série passou a ser a minha favorita (uma pena eu ainda não ter a coleção completa, isso 12 anos após, rsss).

Foi daí que me apaixonei pela carta, já tendo ensinado em diversos lugares e forma diferentes sobre o seu conteúdo. De tanto estudar sobre ela, percebi que eu a lia de forma errada, como se ele fosse um apanhado de versículos, não uma ideia única. Ou seja, eu não lia a carta, como se fosse uma carta. Pior ainda, lia como se ela tivesse sido escrita nos EUA, dirigida  americanos praticantes da Igreja com Propósitos. Que engano!

Comecei a olhar o contexto histórico, refazer esboços, reordenar as coisas e finalmente me vi em um universo completamente novo, que mudou minha compreensão de toda a doutrina da salvação, tirando essa doutrina fundamental do campo teológico e filosófico e colocando no campo prático. 

Afinal, a carta de Paulo aos efésios tem como objetivo final mostrar como a salvação eterna deve ser vivida no contexto diário de sua vida simples.

Enfim, seguem os vídeos dessas leituras.

 

