Guarda o teu coração.

Sermão para o aniversário da igreja Batista em Cidade Ocian, por ocasião do seu 37º aniversário.

Texto central: Marcos 4: 1 – 9

Introdução 

Há diversos textos bíblicos em que o homem é comparado a uma plantação. Creio que seja correta comparação de que o nosso coração é um solo, é uma terra, que pode ser plantada, trabalhada e pode ser um lugar de onde se tira muito fruto.

Porém, creio que o coração não está pronto, ele precisa de cuidados de ser tratado para que ele possa se tornar esse local de florescer e frutificar.

Não pense você que o fato de ser “terra” faz com que você seja passivo e deva apenas ouvir a palavra de Deus para depois frutificar. Você precisa cuidar bem da terra que vai receber a palavra de Deus. Ouço algumas pessoas que reclamam de entrar numa igreja e depois de ouvir a mensagem do pastor questionar a qualidade do sermão. Elas dizem “entrei e saí vazio” ou pior “entrei vazio e saí devendo”. Que petulância! Não ouviram nada que lhes agradassem e por isso se sentem no direito de amaldiçoar. Mas eu pergunto, como você se preparou para ouvir essa mensagem? Como estava o seu coração?

Não há como fugir da responsabilidade de cuidar do coração para que a semente encontre um bom lugar para germinar. Um cristão descuidado de sua vida espiritual será presa fácil nas mãos de Satanás. Ainda há aqueles que estão muito mais preocupados com os cuidados desse mundo; ocupados demais para dar lugar à palavra de Deus.

Então, vamos ver alguns cuidados, à luz da palavra de Deus, para o seu coração.

1) Cuida da batalha espiritual.

Não é à toa que Jesus inicia essa parábola alertando que Satanás vem e rouba a semente, isso é um grande sinal de alerta.

Me lembro que há poucos anos houve um modismo teológico, uma doutrina enganosa que afligiu a muitos cristãos sinceros, que dizia haver demônios departamentalizados. Espírito de enganos; espírito de maldade… um espírito especializado em cada comportamento pecaminoso. Como é bom ter alguém para colocar a culpa por nossos pecados. Mas isso tirou de muitos a responsabilidade dos  seus atos.

Cristãos que nunca oram, que se permitem andar de mãos dadas com o pecado ou que ignoram a realidade espiritual nunca terão um coração onde possa germinar e dar frutos a palavra de Deus. Diz essa parábola que essa semente sequer chega a brotar.

Ah! Mas que culpa eu tenho? O inimigo é tinhoso! Respondo a isso dizendo “sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4. 7) É sua responsabilidade resistir. Olhe para Jesus quando foi tentado, ele recitou corretamente a Bíblia. Quantos textos guardados em seu coração você tem? Você consegue ao menos perceber quando está sendo atacado?

2) Cuida para que não seja superficial.

Conheço muitos cristãos que são de uma alegria muito grande quando estão dentro da igreja, se emocionam com as músicas, e dizem ‘aleluias’ fervorosamente enquanto o pastor prega. Mas é só isso. São corações superficiais, onde não se pode ter raízes profundas.

Estou falando de pessoas que não buscam conhecer profundamente a palavra de Deus, mas que se sentem felizes ao ouvir o conjunto de normas e regras, elas até sabem um punhado de versículos de cor, mas nunca aprofundaram.

São pessoas que podem se emocionar com uma música, são até capazes de fazer orações com palavras bonitas, mas que nunca deixaram que essas coisas tocassem a sua alma. Sua vida e seu coração entulhados de coisas de emoções frívolas, de desejos passageiros ou mesmo de máscaras impede que a palavra de Deus toque o fundo do seu coração e se assim fizesse se fixaria.

Enquanto as pedras não forem removidas pouco se poderá fazer nessa vida. Não é que o pregador não tenha poder, houve lugares que até Jesus não pode fazer milagres, é que essas pessoas precisam começar a remover as frivolidades de sua vida; precisam de arrependimento; precisam se permitir tocar pela palavra de Deus.

Se não for assim, a palavra até nascerá, mas logo morrerá.

3) Cuida de olhar para a eternidade.

Há pessoas que estão esperando o melhor de Deus para essa vida; como estão enganados! Nesse ponto a igreja medieval era mais nobre que a atual. Naquela época vendia-se terrenos no céu, para ser entregue após a morte. A igreja de hoje tem vendido todo tipo de quinquilharia para ser entregue ainda em vida! E muitas pessoas caem nesse golpe. Não é de se estranhar que passado algum tempo abandonem a fé.

Há ainda os que jamais conseguiram se desligar desse mundo e creem que aqui conseguirão a felicidade eterna e essa busca desenfreada os impede de buscar os bens eternos. São pessoas ocupadas demais para orar, para ler a Bíblia ou mesmo colocar em prática os conselhos dos anciãos da igreja. Alguns dizem que isso é uma doença contemporânea, mas não é! Jesus está chamando a atenção de seus discípulos para que não tenham cuidado demais com esse mundo. Foi o mestre quem disse que não podemos ficar ansiosos demais e que devemos buscar primeiramente o Reino de Deus.

Não seja como o rico insensato, desprenda-se da loucura desse mundo.

Conclusão

Ah, a boa terra! Poucos leitores percebem que com exceção da primeira semente todas germinaram.  Não podemos ficar contentes com resultados passageiros, o importante é dar frutos. E não apenas isso, mas frutos dignos de arrependimento, frutos que durem para a eternidade, frutos com quantidade e qualidade. O cristão não pode descuidar do seu coração em nenhum tempo. Terra boa também dá erva daninha, cuidado com a raiz de amargura, cuidado com o joio (que é a palavra de Deus falsificada).

A boa terra é aquela que afugentou satanás (por meio das disciplinas espirituais), que limpou o terreno de pedras (com arrependimento, estudo da Bíblia e oração), que limpou os cuidados desse mundo e deixou livre para crescer a eternidade.

A boa terra vai sempre precisar de manutenção, não descuide nunca.

Anúncios